NOTÍCIA

Solenidade comemorativa dos 70 anos da FIERN resgata a memória e projeta o futuro da Federação

Memória e futuro da indústria potiguar ocuparam a Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), na noite desta sexta-feira (24). A diretoria da Federação, representantes do setor produtivo e convidados se reuniram para celebrar os 70 anos da FIERN na solenidade de abertura das comemorações, que acontecerão ao longo do ano. O evento contou com a palestra magna do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, com o tema Uma visão de futuro: Perspectivas da Petrobras na produção de petróleo e energias renováveis.

Em seu discurso na solenidade de abertura, o presidente Amaro Sales de Araújo defendeu a reindustrialização, os potenciais econômicos do estado, como também as oportunidades que surgem para o Rio Grande do Norte com o novo presidente da Petrobras.

Na avaliação do presidente, tanto pelas ações de apoio e de estímulo a nível do Governo Federal, com a participação da Petrobras, quanto pelas ações de iniciativa do Governo Estadual, a FIERN espera confirmar, ampliar e consolidar o amplo e próspero caminho do Rio Grande do Norte como maior gerador de energia renovável do país.

1_fiern.jpeg 51.64 KB
“Esta marca do nosso Estado reforça a necessidade de permanecermos em busca da segurança jurídica como condição inegociável para alcançarmos o desenvolvimento que almejamos. Ao lado dela, é preciso se aprovar, efetivamente, uma política industrial que mire a reversão do processo de desindustrialização que preocupa e atinge em cheio a musculatura do nosso gigante Brasil”, acrescentou Amaro.

Segundo ele, é preciso priorizar “a força da indústria e a aprovação das reformas estruturantes, tendo à frente a Reforma Tributária”, para que os imensos potenciais do estado não se percam na falta de estrutura e respaldo governamental.

Ricardo Alban, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), participou do evento e enalteceu o papel da FIERN para o desenvolvimento do estado e apontou a cooperação como caminho para alavancar o desenvolvimento. “O Brasil não tem tempo a perder para promover o desenvolvimento social e industrial. Juntos, podemos fazer mais, reunindo esforços para fazer a diferença”, ressaltou. Ele pontuou que a transição energética é uma janela de oportunidades e reiterou a defesa pela reindustrialização para uma nova indústria brasileira e a necessidade de reformar estruturantes, a começar pela tributária.

1.2_fiern.jpeg 51.66 KB
O vice-governador do estado, Walter Alves, representou o governo do estado no evento. “É uma grande honra celebrar os 70 anos de fundação da FIERN, uma entidade que tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Fui e sou testemunha que a Federação não silencia quando está em jogo o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, afirmou Alves.
3_fiern.jpeg 61.39 KB
A governadora Fátima Bezerra enviou uma mensagem que foi lida durante a solenidade, saudou a FIERN pelo septuagenário e destacou a boa relação entre a Federação e o governo. “Quero saudar a FIERN pelos seus 70 anos, uma instituição com a qual tenho mantido um diálogo próximo, respeitoso, transparente e muito produtivo desde que assumimos o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e que queremos fortalecer cada vez mais ao longo deste segundo mandato. Nossa sinergia com a Fiern parte do desejo comum em ver prosperar o Rio Grande do Norte com desenvolvimento, emprego, renda e cidadania para todos, o que só se conquista através do trabalho conjunto”, escreveu Fátima.

Palestra magna

A palestra magna “Uma visão de futuro: Perspectivas da Petrobras na produção de petróleo e energias renováveis” proferida pelo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, trouxe boas perspectivas para o mercado de energia do estado.

“Jean Paul amplia as esperanças de nosso Estado em razão das possibilidades geradas a partir de sua nova missão. Ademais, é um importante interlocutor com o Governo Federal que pode ajudar bastante nas tratativas e requerimentos do Governo Estadual e Prefeituras em torno de projetos de interesse do povo potiguar”, afirma Amaro Sales.

4_fiern.jpeg 147.1 KB
Na apresentação, Prates falou sobre as expectativas de projetos à frente da empresa, inclusive com a permanência da empresa no Rio Grande do Norte e com iniciativas para a transição energética para fontes renováveis. “Quero implementar na empresa a ideia de levar sedes operacionais temáticas para diversos locais do país de acordo com os potenciais das localidades. Nesse sentido, o Rio Grande do Norte tem um ecossistema muito rico nas energias renováveis”, explicou o presidente da Petrobras.

O evento, abrilhantado pela música da SESI Big Band, ainda contou com o lançamento da marca comemorativa dos 70 anos da FIERN, o descerramento da placa de celebração do septuagenário da Federação e o anúncio da programação para as comemorações das sete décadas, que será realizada ao longo do ano.

Também compareceram na solenidade o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Alagoas (FIEA), José Carlos Lyra, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco de Assis Benevides Gadelha, bem como o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado, e o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, diretores e gestores da FIERN, além de autoridades políticas e representantes do setor produtivo do estado.

Open toolbar