NOTÍCIA

Presidente da FIERN destaca agenda especial de eventos para celebração dos 70 anos da instituição

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, destacou a agenda especial de eventos para celebração dos 70 anos da Federação durante o discurso na solenidade de abertura das comemorações, na noite desta sexta-feira (24). O evento aconteceu no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, com a presença do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que proferiu palestra magna, da diretoria da FIERN, autoridades políticas, empresários e convidados.

“Ao longo deste ano festivo, iremos realizar uma agenda de eventos envolvendo as quatro entidades do Sistema FIERN para marcar as sete décadas que celebramos”, afirmou Amaro.

Na agenda, anunciou o presidente da FIERN, está previsto um grande momento para a indústria potiguar: a Expoindústria 2023, com o tema Sustentabilidade e Futuro, que acontecerá no mês de julho, no Centro de Convenções de Natal.

Além disso, ele ressaltou um novo instrumento voltado ao planejamento estratégico da economia potiguar, no âmbito do Mais RN, o núcleo de pensamento contínuo da FIERN. “No segundo semestre, vamos inaugurar o primeiro Observatório da Indústria potiguar, com a consolidação do trabalho do Mais RN Digital em parceria com a CNI”, destacou o presidente da FIERN.

Ao longo do ano, serão realizadas também uma série de eventos na área de educação e cultura. “Teremos muitas outras iniciativas. Agora no mês de março, iremos inaugurar 12 unidades da SESITEC”, declarou. Os espaços de aprendizagem e difusão da cultura maker serão as primeiras unidades do novo modelo idealizado pelo Departamento Nacional do SESI e efetivado, primeiramente, no Rio Grande do Norte. “Até o final de 2023, vamos inaugurar mais uma SESI Escola de referência, dessa vez na cidade de Mossoró, para mais de mil alunos”, acrescentou o presidente da FIERN.

“Vamos fomentar o emprego, por meio do Seminário da Empregabilidade e do Prêmio IEL de Estágio, e as boas notícias, com a retomada do Prêmio FIERN de Jornalismo, que chegará a sua décima edição”, anunciou Amaro. “Realizaremos também ações de cidadania ofertando atendimentos médicos e exames à indústria potiguar”, prosseguiu.

O calendário de celebrações ainda terá debates sobre o futuro das energias renováveis, com a realização do 1º Seminário Internacional de Hidrogênio, na Casa da Indústria, e no Seminário de Eólica, no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).

A valorização da cultura e retomada do Centro Histórico de Natal também estarão presentes durante o ano de comemorações, com o projeto Solar Bela Vista Cultura, que teve a primeira edição no fim de semana de Carnaval e já tem cinco novas edições confirmadas.

“Iremos promover grandes encontros musicais com uma série de Encontros com a SESI Big Band”, divulgou o presidente da FIERN. Os shows serão abertos ao público estão programados para ocorrer durante todo o ano.

Entusiasmo aos 70 anos de história

O presidente Amaro Sales frisou em discurso na abertura da solenidade que a FIERN, com 70 anos, tem a condição técnica, a credibilidade necessária, o interesse respaldado pela indústria para participar do pacto ou de qualquer outro ajuste que viabilize programas, projetos, iniciativas em prol do desenvolvimento potiguar.

“Além das condições objetivas que a habilitam a participar de qualquer debate, campanha ou empreendimento a favor do Rio Grande do Norte e até do Brasil, há, na FIERN e em todos que a fazem, o entusiasmo juvenil que não nos permite arquivar sonhos ou engavetar esperanças. Ao contrário! Os sonhos antecedem projetos e as esperanças enfrentam as agruras de todos os dias, mantendo-nos resistentes e guerreiros. Somos, sim, os heróis da resistência”, afirma.

2_fiern.jpeg 88.92 KB
O presidente da FIERN resgatou brevemente a história da instituição, que teve o marco inicial em 27 de fevereiro de 1953, quando líderes industriais fundaram a Federação. Ele também homenageou os presidentes que o antecederam desde a fundação até hoje.

“A carta sindical foi recebida ainda em 1953, no dia 14 de dezembro. Sob qualquer aspecto, 1953 é o ano marcante para a história que nós todos, ainda hoje, ajudamos a construir, continuamos a colaborar e muitos outros virão para continuar esta trajetória onde lutas, esperanças, projetos, atos de resistência e perseverança estão sempre presentes”, afirmou Amaro Sales.

Em 1956, a partir da profícua atuação da FIERN, chegaram os Departamentos do SESI e SENAI e, em 1970, o Núcleo Regional do IEL. “Somos, hoje, o Sistema FIERN, com raízes profundas no Rio Grande do Norte e centros em funcionamento em Natal, Mossoró, Assu, Santa Cruz, Macau e Caicó. Entretanto, por meio de escritórios, unidades móveis e serviços diversos, alcançamos todas as regiões”, ressaltou o presidente da Federação.

Open toolbar